segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Anderson Gomes apresenta políticas educacionais de Pernambuco

Ações, projetos e programas desenvolvidos pela SE foram apresentados ao Consed.

 

As ações, projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação de Pernambuco foram apresentados pelo secretário Anderson Gomes, na manhã desta terça-feira (08), no segundo e último dia da programação da IV Reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação (Consed/2011), realizada no Hotel Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem.
Abrindo o evento, a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano (GP) executou o Hino Nacional e  de Pernambuco. Em seguida, em nome da Associação das Bandas e Fanfarras de Pernambuco, a banda do GP presenteou Gomes com um saxofone. Em sua palestra, o secretário fez uma breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela  SE.
O secretário estadual afirmou que o investimento em educação é uma prioridade do Governo de Pernambuco. “A gestão foi e continua sendo uma das marcas desse governo na área da educação. As escolas de referência e a universalização do ensino médio para o ensino integral e semi-integral, por exemplo, são frutos de uma decisão política e estratégica”, declarou. Ele apresentou as políticas de valorização das escolas técnicas, bem como dos profissionais de educação.
Entre as iniciativas citadas pelo secretário estão o curso de inglês para professores; o Programa Ganhar o Mundo, que oferecerá cursos de inglês e espanhol e intercâmbio para alunos da rede estadual ; Professor Conectado, entre outros. Além disso, mereceu destaque o investimento em tecnologia que equipou não só professores com laptops, mas as cerca de 12 mil salas de aula que receberão equipamento de data show conectado à internet. O acesso ao ensino técnico e à universidade foram outros temas ressaltados pelo gestor.
Após a apresentação do secretário, foi promovido um debate entre os participantes. Na ocasião, vários secretários puderam trocar experiências bem sucedidas. O secretário adjunto de Educação do Rio de Janeiro, Antônio Neto, por exemplo, elogiou o modelo de ensino integral implantado em Pernambuco.  “Alguns estados estão caminhando para o modelo integral. Estive no em Pernambuco e observei que essa modalidade é muito eficiente”, comentou. Antônio Neto ressaltou, ainda, a importância da discussão em torno do investimento em tecnologia e a modernização do ensino.
Em seguida, o secretário de Educação do Tocantins e presidente do Fundeb, Danilo de Melo Sousa, passou um informe sobre o Conselho do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação (Fundeb), seguido de um novo debate. Após o almoço, oferecido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, será a vez do diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do MEC, José Guilherme Ribeiro, apresentará os projetos do PROINFO.
Por fim, a superintendente de Educação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder, apresentará uma pesquisa realizada pelo Centro. O encerramento da IV Reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação (Consed/2011) acontecerá às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário